deficientes fisicos
Comunicação em saúde
Fisioterapia em deficientes físicos
Professor Flávio Hernandez
Raíra S. C. S. Coimbra RA: 8206882658
Fisioterapia em deficientes físicos
A importância da inclusão social
Deficiência física é toda alteração do corpo humano, seja ela causado por lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas ou ainda por má formação congênita ou adquirida.
O portador de deficiência física, se sente excluído perante a sociedade, com isso acarretando baixa-estima e sentimento de culpa por ter tal deficiência. A inclusão social dessas pessoas, são necessárias tanto pro portador como pra sociedade, funcionando como “engrenagem”- um depende do outro para ter o resultado. A visão e auto-estima do deficiente mudarão, pois terão seu papel perante a sociedade.
A participação da fisioterapia com o portador é necessária, sendo como mediador entre o paciente e a sociedade. O fisioterapêuta informa aos pacientes seus direitos, acessibilidade, serviços oferecidos e suas reais possibilidades para a inclusão social.
A partir de estudos realizados, perceberam que a problemática da falta de inclusão social são pelos seguintes motivos:
A desinformação
A falta de adaptações nas ruas Mobilidade humana
O preconceito social
Falta de qualificação profissional
Podemos concluir que o papel do profissional é o que faz a diferença para os portadores com deficiências fisícas na inclusão social, dando apoio emocional, profissional, informações básicas e acima de tudo, dando uma qualidade de vida maior pro