Deficiencia Visual
Deficiência visual
A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. O nível de acuidade visual (é uma característica do olho de reconhecer dois pontos muito próximos, é determinada pela menor imagem retiniana percebida pelo indivíduo. A acuidade pode variar o que determina dois grupos de deficiência. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de cegueira no Brasil são catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.
Catarata: A catarata é a opacificação do cristalino, a lente normalmente clara e transparente do olho.
Glaucoma: Glaucoma é um dano no nervo óptico com perda de campo visual. Pode ser devido a uma pressão ocular elevada e/ou uma diminuição no aporte de sangue para os tecidos oculares. Se não forem tratados, estes fatores levam à perda da visão, normalmente gradual.
Retinopatia diabética: A retina é a camada do olho em que estão alojadas as células que recebem luz, processam as imagens e levam essas informações ao cérebro. Com o excesso prolongado de açúcar no sangue, os vasos sanguíneos da retina se deterioram se tornando mais permeáveis, possibilitando o extravasamento de sangue e fluido: o chamado edema. Como conseqüência, o portador da retinopatia diabética pode, inicialmente, perceber um embaçamento da visão e a condição pode progredir para a perda parcial ou mesmo total da visão.
Cegueira infantil: Há no mundo 1,4 milhões de crianças cegas. Noventa por cento vivem em países pobres. Cerca de 500 mil crianças cegam por ano e 60 a 80% morrem no espaço temporal de 1 a 2 anos normalmente devido à doença que está associada à cegueira ou então em conseqüência da falta de visão. Só no Brasil, cerca de 33 mil crianças ficam cegas por conta de doenças oculares que poderiam ser evitadas se tratada precocemente.
Degeneração macular: É uma condição médica geral dos adultos mais velhos, que