Cultura E Ideologia
Leonardo Trojan, nº22
Lucas Plinta, nº23
Cultura
Cultura pode ser definida como o conjunto de conhecimentos, artes, leis, costumes, hábitos, e ética de um determinado conjunto de pessoas, que se mantem com o passar do tempo. A cultura é única em cada localidade, variando de país para país, cidade para cidade, ou para povos diferentes, como é o caso de tribos indígenas.
Ideologia
Ideologia se refere a um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou opiniões de um individuo ou um grupo.
O termo também pode estar relacionado a ações politicas, econômicas ou sociais, como a ideologia comunista, que visa a implantação de um sistema de igualdade social. Trocas Culturais
Até o século XIX, as trocas culturais só ocorriam entre grupos próximos, oralmente ou através de livros.
Com os avanços tecnológicos através dos nos, veio a possibilidade de se comunicar com pessoas mais distantes, possibilitando a disseminação de diversas culturas ao redor do mundo.
Cultura Erudita
A cultura erudita é aquela considerada
“superior” ligada à música clássica, museus, obras de arte, óperas ou teatros.
É geralmente usufruída por aqueles que usufruem de maior acumulo capital, restringindo o público que tem acesso a ela a uma pequena parcela da população.
Cultura Popular
Cultura popular é toda aquela que o povo produz e participa de forma ativa.
Engloba a dança, literatura, música, festas, folclore etc.
É de fácil generalização e é passada de geração a geração, principalmente de forma oral. Tradição
Para que algo se estabeleça como tradição é necessário o passar do tempo, com a transmissão do habito de geração em geração. A tradição permite a continuidade da cultura ou de um sistema social por meio de leis, doutrinas, praticas, costumes e crenças.
Símbolos
Símbolos representam algo de maneira abstrata, como a cruz representa o cristianismo, ou como uma bandeira ou um hino representam uma nação.
Um símbolo é um instrumento global