Deficiencia Visual
Segundo as apostilas, vídeos e relatos de professores que trabalham com os deficientes visuais é necessário muita paciência e amor pelos alunos, pois é preciso passar para eles que eles podem e conseguem progredir e aprender tudo o que lhe é ensinado.
Na educação infantil é muito importante que o professor que está iniciando a escolaridade desse aluno com deficiência visual, inclua esse aluno junto com os outro, mas estar sempre atento e dar suporte nas dificuldades que irão surgindo.
A escola também tem que ser apropriada, para que o aluno se sinta seguro, e possa se mobilizar sem medo e bem assistido.
Já na idade de alfabetização é preciso que o professor alfabetizador trabalhe com o Braille para que esse aluno avance e se alfabetize se sinta bem seguro para seu futuro.
Lembrando que os alunos com deficiência visual é muito sensível e tem facilidade para aprender, pois seus sentidos são bastante aguçados.
O mais importante é que o aluno seja aceito por todos e valorizados igual aos outros educandos, não se esquecendo de sempre
proporcionar a esses alunos materiais adequados e que eles se sintam estimulados para prosseguirem para um futuro de sucessos.
O professor que está trabalhando com deficientes visuais, não pode se esquecer, de utilizar as tecnologias no aprendizado dos alunos,
porque mesmo deficientes visuais ,eles têm facilidade para aprender trabalhar com computadores e outros meios tecnológicos, sendo
que sempre esteja a sua volta, um bom profissional que tenha capacitação, para desenvolver esse trabalho.