deficiencia fisica
LETICIA DA SILVA
LETICIA COSTA
JOÃO CIOCCHI
(E OUTROS)
DEFICIÊNCIA FISÍCA
SUZANO-SP
2013
INARA GOMES ARMINDO
LETICIA DA SILVA
LETICIA COSTA
JOÃO CIOCCHI
(E OUTROS)
DEFICIÊNCIA FISÍCA
Trabalho proposto pela professora Aline para obtenção de menção na disciplina Educação física e para aprimoramento dos conhecimentos sobre o tema.
Sumário
Conceito.
Pessoa Portadora de Deficiência
Considera-se Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) aquela que apresente, em caráter permanente, perdas ou reduções de sua estrutura, ou função anatômica, fisiológica, psicológica ou mental, que gerem incapacidade para certas atividades, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.
A deficiência física pode ter várias causas, entre as principais estão os: fatores genéticos, fatores virais ou bacterianos, fatores neonatal, fatores traumáticos (especialmente os medulares).
As pessoas com deficiência de ordem física ou motora necessitam de atendimento fisioterápico, psicológico a fim de lidar com os limites e dificuldades decorrentes da deficiência e simultaneamente desenvolver todas as possibilidades e potencialidades. A deficiência física refere-se ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema ósteo-articular, o sistema muscular e o sistema nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir quadros de limitações físicas de grau e gravidade variáveis, segundo o(s) segmento(s) corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida. Causas Paralisia Cerebral: por prematuridade; anóxia perinatal; desnutrição; materna; rubéola; toxoplasmose; trauma de parto; subnutrição; outras. Hemiplegias: por acidente vascular cerebral; aneurisma cerebral; tumor cerebral e outras. Lesão medular: por ferimento por arma de fogo; ferimento por arma branca; acidentes de trânsito; mergulho em águas rasas. Traumatismos diretos;