Cap. 18 Decifrando a terra
Decifrando a terra
Rochas metamórficas
1- Definição
Rochas Metamórficas: Rocha proveniente de transformações sofridas por qualquer tipo de rochas preexistentes que foram submetidas a processos termodinâmicos, (efeitos de variação de temperatura e pressão) os quais produziram novas texturas e novos minerais que geralmente se expressam orientados segundo diferentes traçados (fenômeno de metamorfismo).
Metamorfismo: Meta = Mudança; Morpho = Forma
Mudanças Mineralógicas e Estruturais que sofrem as rochas (sem que sofram fusão) quando submetidas a condições físicas e químicas diferentes daquelas que originalmente as formaram.
2 – Agente do metamorfismo
2.1 TEMPERATURA: Ao aprofundarem-se progressivamente sob um crescente n° de camadas de sedimentos as rochas vão sofrendo temperaturas cada vez mais elevadas.
- CALOR RESIDUAL DA TERRA – Grau geotérmico (1ºC a cada 33 m);
- INTRUSÕES ÍGNEAS – Grandes massas de rochas
- DESINTEGRAÇÃO DE SUBST. RADIOATIVAS – Energia liberada;
- ATRITO ENTRE CAMADAS – Energia de fricção
2.2 PRESSÃO: A simples elevação de temperatura não é um fator determinante do metamorfismo, mas é principalmente a pressão em combinação com a temperatura que mais contribui para as profundas modificações das rochas.
- Pressões orientadas: sobrecarga de rochas sobrejacentes
- Pressões hidrostáticas: zonas profundas da crosta, onde as rochas trabalham hidrostaticamente
- Outras pressões: pressão da água, gases, vapores (CO2, O2).
- Efeitos da pressão: Eliminação da porosidade
Expulsão de voláteis
Desaparecimento de fósseis
Litostática
Provocada pelo peso das camadas superiores, exerce em todas as direções, devido a alta pressão o nivel de volume da rocha diminue.
Não litostatica
Provocada pelos movimentos das placas litosféricas, não são iguais em todas as direções. Forças associadas aos movimentos tectónicos compressivas, distensivas e de cisalhamento, definem diferentes estados de tensão não litostática