PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE TIOSSULFATO DE SÓDIO 0,1N
EVELLYN SANTOS
FERNANDO MESSIAS
THIAGO FARIA
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO
DE UMA SOLUÇÃO DE
TIOSSULFATO DE SÓDIO 0,1N
Relatório nº 7
OSASCO
2009
OBJETIVO
Preparar e padronizar ma solução de tiossulfato de potássio 0,1N.
INTRODUÇÃO
Os métodos volumétricos que envolvem oxidação de íons iodeto (iodimetria), ou a redução de iodo (iodometria), são baseados na semi-reação.
As substancias que possuem potencias de redução menores que o do sistema I/I, são oxidados pelo iodo, e portanto podem ser titulados com uma solução padrão destas substancias – iodimetria.
Por outro lado, os íons iodeto exercem uma ação redutora sobre sistemas fortemente oxidantes, com a formação de uma quantidade equivalente de iodo. O iodo liberado é então titulado com uma solução padrão de tiossulfato de sódio – iodometria.
MATERIAIS e REAGENTES
Tab. 1 Tab. 2
MATERIAIS
Proveta
100 ml
Béquer
100 ml
Erlenmeyer
250 ml
Bureta
50 ml
Pipeta
10 ml
Balão volumétrico
250 ml
PROCEDIMENTO
Foi feito calculo para encontrar a massa de tiossulfato de sódio, onde o mesmo foi colocado em um béquer, solubilizado e transferido para um balão volumétrico de 250 ml. Este volume foi completo com água deionizada, sendo preparada a solução de tiossulfato de sódio 0,1N.
Para padronizá-la foi necessário pesar entre 0,11 – 0,13 g de Dicromato de potássio e transferido para o erly e adicionado 50 ml de água deionizada, 1 g de iodeto de potássio foi colocado na solução, onde dissolveu=se estes sais.
Depois de dissolvido os sais, acrescentou 20 ml de acido clorídrico concentrado 1,25N à solução, onde fora homogeneizada. Em seguida foi colocado na bureta 50 ml de tiossulfato de sódio. A solução de Dicromato de potássio ficou em repouso por 15 minutos, logo após o termino deste período a titulação foi iniciada, gotejando o tiossulfato na solução de Dicromato, até que fosse atingindo uma coloração