Deficiencia fisica
DEFICIÊNCIA FÍSICA E NEUROMOTORA
2013
FMU – FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
PSICOLOGIA DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
DEFICIENCIA FÍSICA E NEUROMOTORA
“As pessoas tem o péssimo hábito de confundir o significado do que é normal com o que é comum. Ora, se o comum fosse normal, o incomum seria anormal”.
Introdução
O termo “deficiente” significa de alguma forma de “anormalidade” ou de “diferenciação”, perante aos demais, quer no domínio cognitivo, afetivo ou motor. No senso comum, os conceitos de “normalidade” e “anormalidade”, são frequentemente usados, no entanto, poucas pessoas conseguem indicar claramente os limites do que é normal ou anormal, quer numa mesma cultura ou em culturas diferentes.
A deficiência, para que a possui, interfere no seu desenvolvimento, na sua aprendizagem, nas suas relações familiares, na organização dinâmica de sua personalidade. É um elemento constitutivo dos aspectos estruturais e funcionais de sua pessoa total. Todavia, a influencia da deficiência está relacionada a inúmeros fatores: o tipo de deficiência, sua intensidade, sua extensão, época de sua incidência e, principalmente, as oportunidades de desenvolvimento e ajustamento que foram oferecidas ou negadas às pessoas dela portadora.
Deficiência Física
Introdução
O objetivo da reabilitação é realizar o diagnostico das incapacidades e instituir medidas terapêuticas que reduzam ou impeçam o potencial invalidante dessas sequelas e estimular a adequação do desenvolvimento motor, social e comportamental.
Nas situações em que as incapacidades são permanentes, o trabalho da equipe de reabilitação é iniciado com o adequado diagnostico da capacidade funcional residual seguido de um programa terapêutico baseado em metas funcionais de complexidade crescente.
As incapacidades funcionais tem o potencial de prejudicar a qualidade de vida do paciente, como também do núcleo