defesa de nr
CABOS DE AÇO
THIAGO JOSÉ DE SOUZA OLIVEIRA
CLEVER NATIVIDADE LUCAS JUNIOR
ELTON
CABOS DE AÇO
Trabalho apresentado ao 7º período do curso de engenharia Industrial mecânica da universidade presidente Antônio Carlos – Unipac, como requisito parcial para aprovação na disciplina de elementos de máquinas. Professor: Alexandre.
CONSELHEIRO LAFAIETE
OUTUBRO DE 2013
INDICE
INTRODUÇÃO______________________________________4
ESPECIFICAÇÕES____________________________________5
TIPOS DE PERNAS___________________________________6
TIPOS DE ALMAS____________________________________6
RESISTÊNCIA_______________________________________7
TORÇÃO OU TORCEDURA______________________________8
FATOR DE SERVIÇO___________________________________9
FORNECEDOR_______________________________________9
FONTE DE PESQUISA________________________________10
1 - INTRODUÇÃO O cabo de aço é um elemento constituído por dois ou mais fios enrolados lado a lado e ligados, ou torcidos ou entrançados formando um único conjunto. Em mecânica os cabos são utilizados para elevação, transporte ou reboque, transmitindo forças mecânicas por tracção.
O cabo de aço como o conhecemos hoje, foi inventado pelo alemão Wilhelm August Julius Albert em 1834 tendo por tanto quase 180 anos.
Precisava-se na época um substituto para as correntes utilizadas nas minas de carvão, com o aumento de profundidade das minas acarretava aumento no comprimento das correntes, o peso próprio das mesmas tornava-se tão grande que eram impraticáveis, teve então Wilhelm Albert a idéia de trançar arames, o que resultou em pesos bem mais baixos com alta resistência.
O cabo é formado então por fios de aço, obtidos por um processo de esticamento, chamado de trefilação, um conjunto desses fios forma uma perna. Essa é apenas uma