DEFEITOS MAIS COMUNS
TITAN 150CC/BROS 150CC (com batería de 7 amperes) Tem surgido um problema de perda de polarização do magneto,fazendo com que a bateria pare de carregar.neste caso,substitua o magneto.
Como descobrir se o defeito é do magneto ou do estator:
Com a moto ligada e a bateria carregada,desconecte o plug do estator e siga os testes abaixo:
Coloque o multímetro em 200 ACV: encoste um pino do aparelho no fio branco do estator e o outro no chassis da moto: acelere a moto em 5000 giros:
O multímetro marcará entre 100 e 115 volts.
Normalmente quando está com defeito marca entre 50 e 65 VOLTS. Se o valor for entre 95 e 105 volts,o estator está fraco fazendo com que a bateria descarregue facilmente.
OBS:Retire o estator da tampa da moto,verifique se as soldas dos fios estão perfeitas e se os fios de cobre presos à estas soldas não estão queimados,se estiver em perfeito estado o magneto está queimado.
BATERIAS: Normalmente quando a bateria ferve é sinal de que o regulador de voltágem está em curto.
Não insista em andar com a moto, pois,no caso de motos corrente continua,pode queimar o CDI.
(lembre-se que a bateria suporta no máximo 14,80 volts).
TITAN E BROS 150cc (com bateria de 5 amperes)
Quando a bateria parar de carregar (não troque o regulador ou o magneto )a única solução é trocar a bateria por uma de 7 amperes.
NX FAlCON 400CC:
tem surgido um superaquecimento no regulador de voltagem fazendo com que a amperagem suba queimando assim o retificador,com isso a voltagem exede o máximo(14,80volts). nesse caso antes de substituir o regulador é necessário verificar o estator se está em curto.
Coloque o multímetro em 2000K (Nâo encoste o dedo nos pinos do porque altera o resultado)
Com a moto desligada desplug o terminal do estator,coloque um pino do multímetro em um dos terminais(fio amarelo)e o outro no chassis da moto. SE o aparelho sair da posição 1 o estator está em curto.
Normalmente a FALCON carrega a bateria com no