O que são defeitos congênitos, e quais os mais comuns na espécie humana e suas causas
Tema: O que são defeitos congênitos, e quais os mais comuns na espécie humana e suas causas.
Grupo 9 – Sífilis
Giulia Maria Bertolucci – turma 2
Prof. Galhardo
1 - O que são Defeitos congênitos e suas possíveis causas.
Os defeitos congênitos incluem todos os defeitos estruturais presentes ao nascimento, que podem ser classificados como malformações primárias, secundárias e deformações1. Podem ser definidos como anomalia funcional ou estrutural do desenvolvimento do feto decorrente de fator originado antes do nascimento, seja ele genético, ambiental ou desconhecido, presente ao nascimento ou podendo manifestar-se anos mais tarde, como certas enfermidades crônicas degenerativas. Podem se apresentar como formas isoladas (quando o recém-nascido (RN) apresenta somente uma malformação, envolvendo sistemas corporais isolados) ou associadas (quando coexistem múltiplas malformações envolvendo muitos órgãos).
Apesar de se desconhecer a causa das anomalias congénitas, sabe-se que certos fatores aumentam o risco de desenvolvê-las. Estima-se que 15 a 25% devem-se a alterações genéticas, 8 a 12% estão entre os causados por fatores ambientais, e 20 a 25% àqueles causados por ambos. Porém, a maioria (40 a 60%) é de origem desconhecida. Alguns riscos podem evitar-se, enquanto outros não. Assim, uma grávida pode seguir estritamente todos os conselhos (seguir uma dieta apropriada, descansar o suficiente e evitar tomar medicamentos) e, no entanto, dar à luz um bebé com um defeito congénito. Pelo contrário, outra mulher pode fazer muitas coisas prejudiciais para o feto e, no entanto, ter um filho sem nenhum defeito congénito.
Para manter o feto saudável, não só há que evitar possíveis teratógenos (anomalias e malformações ligadas a uma perturbação do desenvolvimento embrionário ou fetal), como também se deve seguir uma dieta nutritiva. Uma das substâncias necessárias para um desenvolvimento apropriado é o