Deep Blue
Deep Blue
Deep Blue foi um supercomputador e um software criados pela IBM especialmente para jogar xadrez com
256 co-processadores, capazes de analisar aproximadamente 200 milhões de posições por segundo.
- Criado por Murray Campbell, Feng-Hsiung Hsu e Joseph Hoane
- Com 30 processadores que executavam a busca de software e 480 processadores VLSI especializados em xadrez. Executavam a geração e ordenação de movimentos, a busca de hardware para os últimos níveis da árvore, e também a avaliação dos nós terminais.
- Com uma velocidade máxima de 330 milhões de nós por segundo, gerando até 30 bilhões de posições por movimento.. O software possuía uma busca com podas alfa-beta de aprofundamento iterativo padrão, com uma tabela de transposição. Mas a chave de seu sucesso foi sua habilidade de gerar extensões além do limite de profundidade, para linhas suficientemente interessantes de movimentos forçados. Em alguns casos, a busca alcançou uma profundidade de 40 jogadas.
- A função de avaliação tinha mais de 8.000 características, muitas delas descrevendo padrões de peças altamente específicos. Foi usada uma base de aberturas com aproximadamente 4.000 posições, bem como um banco de dados com 700.000 jogos de grandes mestres. A partir do qual podiam ser extraídas recomendações consensuais. O sistema também utilizava um grande banco de dados de finais de jogos com posições resolvidas. Continha todas as posições com cinco peças e muitas com seis peças. Esse banco de dados tinha o efeito de estender de forma significativa a profundidade efetiva da busca. Isso permitia ao Deep Blue jogar com perfeição em alguns casos, até mesmo quando estava a muitos movimentos de distância do xeque mate.
Em fevereiro de 1996, o campeão do mundo de xadrez, Garry Kasparov, considerado o melhor jogador de todos os tempos, ganhou três partidas, empatou duas e perdeu uma contra Deep Blue A única derrota de
Kasparov nesse match foi