Decisões de Produtos, Marcas e Embalagem
O conjunto de todos os produtos oferecidos por uma empresa é chamado de mix de produtos. As linhas de produtos são grupos de itens associados, como os itens que os consumidores usam juntos ou veem como parte de um grupo de produtos similares. Uma categoria de produtos á uma variedade de itens que os clientes veem como substitutos razoáveis para outro e são usados sob circunstâncias similares. Marcas são os nomes, termos, desenhos, símbolos ou qualquer outra característica que identifica os bens ou serviços de um vendedor como sendo distintos do de outros. A extensão da linha de produtos representa o número de linhas de produtos oferecidos pela empresa. A profundidade da linha de produtos é o número de categorias em uma linha de produtos. As unidades de manutenção do estoque são as menores unidades disponíveis para o controle do estoque. A profundidade da categoria é o número de unidades de manutenção do estoque mantidas nela.
Uma empresa pode expandir suas linhas de produtos quando for fácil entrar em um mercado ou quando encontra oportunidades de mercado. Porém, muitas vezes é custoso manter muita variedade de produtos, podendo enfraquecer a reputação da marca.
As vezes as empresas adicionam novas categorias de produtos para capturar mercados novos e em evolução, aumentar as vendas e competir em novos mercados. Mas as vezes é preciso eliminar uma linha dde produtos para enfrentar novas condições de mercado ou dar prioridades estratégicas.
A gestão da marca é uma forma da empresa se diferenciar das outras e pode representar o nome de uma empresa, de uma linha de produtos ou um único item. Ela pode usar logotipos, slogans ou personagens para serem reconhecidos e ligados pelos clientes.
As marcas agregam valor aos bens e aos serviços e ajudam os consumidores a tomarem decisões rápidas. Com o tempo os consumidores passam a confiar em certas marcas, protegendo-as da concorrência de