Posicionamento, Marca e ciclo de vida dos produtos
O conjunto completo de todos os produtos oferecidos por uma empresa é chamado de sortimento de produtos ou mix de produtos. Em cada linha de produtos, muitas vezes, existem várias categorias. Uma categoria de produtos é uma variedade de itens que os clientes veem como substitutos razoáveis para outro e são usados sob circunstâncias similares. O sortimento de produtos também pode ser descrito em termos de sua extensão e profundidade. A extensão representa o número de linhas de produtos oferecidas por ela, a profundidade da linha de produtos, em contrapartida, é o número de categorias em uma linha de produtos.
As empresas podem mudar a extensão de seu mix de produtos ao adiciona ou eliminar categorias. Aumentar a extensão é adicionar novas categorias de produtos para capturar mercados novos em evolução, aumentar as vendas e competir em novos locais. A diminuição da extensão em algumas vezes é necessária para enfrentar novas condições de mercado ou satisfazer algumas prioridades estratégicas internas. Mudar a profundidade do sortimento de produtos, assim como na extensão de linha de produtos, as empresas ocasionalmente adicionam ou eliminam a profundidade de sua linha de produtos. Aumentar a profundidade é adicionar itens ou SKUs para atender às preferências dos consumidores ou antecipar-se aos concorrentes enquanto estimulam as vendas. Diminuir a profundidade de tempos em tempos também é necessário eliminar os SKUs para realinhar os recursos. A decisão para eliminar os SKUs nunca é tomada facilmente, geralmente, investimentos substanciais foram feitos para desenvolver e fabricar produtos. As empresas de bens para consumo regularmente tomam decisões para remover os supérfluos, para eliminar os itens menos lucrativos e focar novamente seus esforços de marketing em itens mais lucrativos.
Gestão da marca é uma forma de a empresa diferenciar suas ofertas de produtos das de seus concorrentes e pode ser usada para