De que comunicação estamos falando?
Teorias da Comunicação
Professor: Luiz Cláudio Martino
Aluna: Marina Machado Moura
Matrícula: 14/0027947
FICHAMENTO:
MARTINO, Luiz C. De Qual Comunicação Estamos Falando? in A.
Hohlfeldt; L. Martino;
Inicialmente, no texto, o autor busca discutir o conceito de comunicação. Afirmando que não se pode definir precisamente esse termo ou excluir e negar alguma de suas inúmeras definições, tem-se a ideia de que comunicação se trata mais de uma ideia que de um conceito em si.
Buscando compreender melhor esse termo, o autor traz a etimologia da palavra
"comunicação" e suas hipóteses. A expressão "communicatio", no latim, vem de munis, que significa "estar encarregado de" e o prefixo co e a terminação tio, que dão ideia de reunião e atividade. É interessante a passagem que se explica de onde surgiu o termo:
"No mosteiro aparecerá uma prática que recebeu o nome de ‘communicatio’ o ato de “tomar a refeição da noite em comum”, cuja peculiaridade evidentemente não recaí sobre a banalidade do ato de “comer”, mas de fazê-lo juntamente com outros”, reunindo então aqueles que e encontravam isolados. A originalidade dessa prática fica por conta dessa idéia de “romper o isolamento”, e nisto reside a diferença entre a ‘communicatio’ eclesiástica e o simples jantar da comunidade primitiva."'
Essa é, geralmente, a principal ideia que temos quando pensamos em "comunicação".
Entretanto, o autor esclarece que não deve-se confundir esse termo com "participação" ou "ter algo em comum". Não se trata de propriedades ou atributos semelhantes, a comunicação está associada à relação direta entre dois objetos ou consciências.
Partindo desse ponto, começa uma investigação através dos significados dessa palavra que podem ser encontrados nos dicionários. O fato é que o dicionário busca atender a um senso genérico, do coletivo. Entretanto, o autor busca esclarecer alguns dos significados encontrados. Primeiramente, quando se trata da