De Qual Comunicação Estamos Falando?
Luiz C. Martino
!
Ao definir a comunicação, temos como objetivo não de se estabelecer uma verdade singular e imutável de seu significado, mas chegar a um consenso em que todos possam falar de uma mesma acepção. Das diversas definições de comunicação, encontramos as respostas em naturezas mais diversas, mas um consenso é certo: a comunicação é muito mais do que a situação de diálogo.
!
Etimologicamente, a palavra comunicação vem do latim communicatio, vinculado a um sentido de união, comunidade, como foi exemplificada pela história através de sua conexão com os mosteiros do mundo cristão antigo, quando a palavra era utilizada para falar do ato de “tomar a refeição da noite em comum”; ou seja, fazê-lo juntamente com os outros. !
A comunicação possui a intenção de romper o isolamento, representar a ideia de uma realização em comum. Ela é um tipo de relação intencional exercida sobre um outrem, uma ação em comum em que o algo em comum refere-se a um mesmo objeto de consciência. Muito mais do que as coisas materiais ou suas propriedades, ela exprime a relação entre as consciências.
!
O termo também pode indicar uma mensagem ou informação, se estiver indicando o seu nível simbólico. Um papel e tinta não é uma mensagem, mas são instrumentos para expressar uma se o código é compreendido. Não são meios de comunicação, mas suportes que por si só não se comunicam. Nesse sentido, a denotação inicial ainda se mantem, no momento em que o comunicado é lido- são informações propaladas através da decodificação dos símbolos, em todo esse processo é chamado de comunicação. Não temos comunicação sem informação, e por outro lado, não temos informação senão em vista da possibilidade dela se tornar comunicação: a informação é comunicação em potencial. !
A comunicação ainda pode estar relacionada ao “transporte”, mais precisamente, ao “transporte de coisas”, o que está diretamente relacionado ao comércio. O comércio,
que