Fichamento: martino, luis c.; de qual comunicação estamos falando? in: teorias da comunicação: escolas, conceitos e tendências.
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL/JORNALISMO
PROFESSORA: LETÍCIA CARDOSO
ALUNO: LINEKER COSTA
FICHAMENTO: MARTINO, Luis C.; De Qual comunicação Estamos Falando? IN: Teorias da Comunicação: escolas, conceitos e tendências.
1. A tarefa de definir a comunicação só surge a partir do momento que temos a intenção de transmitir e submetê-la aos outros. O autor infere que se determinarmos um único conceito para o referido termo, estaremos fadados a excluir muitos outros que também caracterizam a comunicação. A dificuldade aumenta se nos afastarmos de nossa ideia principal: “onde duas pessoas (emissor-recptor) conversam”, ele lembra que não nos restringimos a essa característica, basta observamos outras como a comunicação entre animais, entre aparelhos técnicos, comunicação por gestos e visual e ainda a de massa. (PP. 11 e 12).
2. O termo comunicação origina do latim communicatio possuindo três elementos: munis: (estar encarregado de), co (reunião) e tio (atividade), surgindo portanto a ideia de “atividade realizada conjuntamente”. O autor frisa que o termo foi usado a priori pelos cenobitas (comunidade isolada para conhecer Deus) para denominar o rompimento do isolamento tornando a refeição noturna coletiva, iniciando uma atividade de comunicação. Daí podemos destacar um trecho do texto: “o termo comunicação refere-se ao processo de compartilhar um mesmo objeto de consciência, ele exprime a relação entre consciências.” (PP. 13 e 14).
3. O escritor aborda ainda em seu texto a classificação de comunicação nos dicionários, onde em parte os significados associam-se a própria etimologia da palavra e outros significados remetem ás substantivações, as quais ele considera merecer um comentário especial. Primeiro a classificação da mensagem como comunicação, que ele esclarece lembrando que “o termo comunicação exprime a totalidade do processo que coloca em relação duas (ou mais) consciências”, enquanto a mensagem (informação) é a parte material (a