Davydov
CURSO DE PEDAGOGIA
GRAZIELI TEIXEIRA MORONA FERNANDES
PROPOSIÇÕES DE DAVYDOV PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO ESCOLAR: INTER-RELAÇÕES DOS SISTEMAS DE SIGNIFICAÇÕES NUMÉRICAS
CRICIÚMA 2012
GRAZIELI TEIXEIRA MORONA FERNANDES
PROPOSIÇÕES DE DAVYDOV PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO ESCOLAR: INTER-RELAÇÕES DOS SISTEMAS DE SIGNIFICAÇÕES NUMÉRICAS
Trabalho de Matemática. Curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Profª: Eloir Fátima
CRICIÚMA
2012
ESTUDOS SOBRE DAVYDOV
O objetivo deste texto é mostrar a tese defendida por Josélia Euzébio da Rosa, que aborda alguns pontos principais sobre a teoria de Davydov e seus colaboradores. Eles elaboraram e pesquisaram a implementação de um sistema de ensino que consideramos a expressão mais atual e fiel aos princípios da teoria histórico-cultural.
Rosa delimita sua pesquisa para uma especificidade da objetivação da referida proposta, qual seja: a interconexão dos sistemas de significações numéricas (algébrico, geométrico e aritmético) na forma pela qual o conceito de número é introduzido no primeiro ano escolar.
Estarei estudando a partir do terceiro capítulo, onde Rosa diz que foi dedicado ao processo de produção da resposta ao problema de investigação. Que nele apresentamos e analisamos, de forma articulada com os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural, o movimento expresso por Davydov e seus colaboradores na primeira tarefa de estudo para o ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental.
O foco da análise é para as possíveis interconexões entre as significações algébricas, geométricas e aritméticas do conceito de número no movimento orientado do geral ao particular e singular.
A adoção dessa obra como referência deve-se a sua relevância para o trabalho docente, conforme diz o próprio Davydov (1988, p. 199):
Entre os materiais elaborados por nós tem especial importância os manuais