Davydov Orleans
Disciplina: Processos Pedagógicos de Matemática
OPERAÇÕES COM GRANDEZAS
Professora: Eloir Fátima Mondardo Cardoso
Acadêmicas: Alini, Bibiana, Fernanda, Juliana e Luciana
Orleans
Data: 22/11/2014
1
Introdução
Este trabalho tem como objetivo, discutir e apresentar uma análise a respeito da teoria de Davydov, seguido e analisado na tese de Josélia Euzébio da Rosa, em específico operações com grandezas e também análise das atividades apresentadas nos livros didáticos brasileiros, utilizados atualmente pelas escolas da região de Criciúma.
Nas operações com grandezas há uma sequência dos trabalhos apresentados e o foco não é mais só a representação objetal e sim a gráfica e literal, utilizada na representação de medidas por meio de letras.
2
Alteração das grandezas
A sequência de tarefas, a seguir expostas e analisadas, contemplarão as mesmas representações, mas trazem um novo elemento conceitual: reproduzir o movimento entre as grandezas. [...] nessa tarefa está a preocupação para que, gradativamente, ocorra o trânsito da evidência natural da conexão real entre as grandezas em sua forma sensório-contemplativa, para a orientação em representações abstratas.
A referida passagem, segundo Davydov (1982), é uma das condições importantes para iniciar a criança no domínio da matemática.
3
Igualando as grandezas
Na presente sessão, o conjunto de tarefas centrase nos métodos de passagem da desigualdade para a igualdade e vice-versa, no contexto de um sistema conceitual que envolve ideias básicas de adição, subtração e equação.
4
GRANDEZA DISCRETA: A QUANTIDADE
Os objetos caracterizam-se como discretos se a grandeza considerada for a quantidade, tais como de quadrados e de círculos tomados separadamente uns dos outros. Porém, serão contínuos se comparados pela área de suas superfícies, pelos comprimentos, das alturas, larguras e de seus perímetros.
5
Essas propriedades, nas proposições davydovianas,