Dança escolar
1. INTRODUÇÃO
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 A HISTÓRIA DA DANÇA: DAS CAVERNAS AO CERNE EDUCACIONAL
2.2 A PSICOMOTRICIDADE E O SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2.3 A IMPORTÂNCIA DA DANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
3. METODOLOGIA
3.1 ANÁLISES DOS DADOS E RESULTADOS
4. CONCLUSÃO
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
ANEXOS
1 INTRODUÇÃO
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 A HISTÓRIA DA DANÇA: DAS CAVERNAS AO CERNE EDUCACIONAL
A arte da Dança é considerada uma das mais antigas da humanidade, visto que a mesma surgiu a partir da necessidade do homem de se expressar e aplacar os deuses. O mesmo deixava gravado nas paredes de sua caverna todo evento que considerava importante no decorrer de sua vida. No entanto:
È difícil determinar hoje em dia quando, como e por que o homem dançou pela primeira vez. Há quem distinga nas figuras gravadas nas cavernas de Lascaux, pelo homem pré-histórico, figuras dançando. E como o homem da Idade da Pedra só gravava nas paredes de suas cavernas aquilo que lhe era importante, como a caça, a alimentação, a vida e a morte, é possível que essas figuras dançantes fizessem parte de rituais de cunho religioso, básicos para a sociedade de então, a cujos costumes esse tipo de manifestação já estaria incorporado. (FARO, 1986 p. 13)
Desde os primórdios o homem usava a linguagem gestual como meio de comunicação, o que permitia ao mesmo o uso da expressão corporal para torná-la mais eficiente. A dança nasceu da religião, pois o homem necessitava de um canal para se comunicar com os deuses ou com uma força superior capaz de fazê-lo superar os obstáculos enfrentados para sobreviver naquela época.
O primata utilizava a Dança como um instrumento de canalização da sua energia para se aproximar mais dos deuses e isso acontecia através de rituais que eles realizavam, onde entrava numa espécie de transe e conseguia, enfim, entrar em contato com as forças superiores.
Ao analisarmos a evolução da dança