Genetica
GENÉTICA Os princípios básicos da genética foram estabelecidos por Gregor Mendel (1822-1884) um monge tcheco, nascido na Morávia (Áustria), hoje República Tcheca, trabalhando com ervilhas, com as quais fez vários cruzamentos. É a ciência que estuda os fenômenos de hereditariedade, que explica as semelhanças observadas entre pais e filhos ou entre indivíduos de uma mesma linhagem. A hereditariedade estuda o mecanismo de transmissão dos caracteres de uma espécie passados de uma geração para outra.
CONCEITOS BÁSICOS
Cromossomos: Cordões curtos e grossos que contêm os genes.
Cromossomos homólogos: possuem genes para os mesmos caracteres, e esses genes tem localização idêntica nos dois cromossomos. Desta forma, cromossomos homólogos apresentam mesma forma, estrutura e tamanho. Cada um dos cromossomos (um paterno e outro materno) que formam par nas células diploides.
Cromossomos heterólogos ou não-homólogos: são aqueles que não possuem genes correspondentes, consequentemente forma, estrutura e tamanhos diferentes.
Gene ou gen: Gene: é um pedaço de DNA cromossômico capaz de determinar a síntese de uma proteína. As características hereditárias de qualquer ser vivo são condicionadas pelas instruções inscritas nos genes que cada indivíduo recebe de seus pais. É a unidade de potencial hereditário existente no cromossomo, que condiciona o aparecimento de um determinado caráter. É a porção do cromossomo responsável pela determinação de uma característica.
Genes alelos: também chamados de alelomorfos; são genes responsáveis pela herança de um determinado caráter e que ocupam o mesmo lugar (lócus) nos cromossomos homólogos.
Lócus: é o local do cromossomo onde se situa cada gene.
Gene dominante: é o gene cuja ação predomina sobre o seu alelo, determinando a