Indústria fonográfica, trabalho e a tecnologia mp3
5150 palavras
21 páginas
A chegada da tecnologia MP3 no mercado de produção musical marca uma transformação no modo de consumo e na forma do trabalho desempenhada no interior da indústria cultural da música. A introdução desta nova tecnologia está inserida no processo de expansão da microeletrônica e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como marco técnico-produtivo da sociedade contemporânea. As interações advindas dessas mutações podem ser identificadas nas transformações do trabalho desempenhado pelo músico no processo de produção e consumo da indústria fonográfica. PALAVRAS-CHAVE: indústria fonográfica; economia política da comunicação e da cultura; trabalho; tecnologia. INTRODUÇÃO Desde o surgimento da microeletrônica nas décadas de 60 e 70 e do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a cadeia produtiva da música tem tido seus processos de trabalho e sua organização alterada. A migração do modelo industrial baseado na eletro-eletrônica para o modelo industrial baseado na micro-eletrônica, como aponta os estudos de Carlota Perez(1986), deu início a um novo marco técnico-produtivo da sociedade marcado pela dispersão das tecnologias de produção entre os trabalhadores. No campo da produção musical, as tecnologias disponíveis para a realização das etapas da cadeia produtiva do setor (produção/comercialização/distribuição), outrora restritas às indústrias fonográficas, passaram a encontrar-se difusas na sociedade, podendo ser utilizadas e apropriadas pelos trabalhadores culturais. Isto vem contribuindo para uma redefinição da natureza do trabalho desempenhado por estes trabalhadores.
1
Trabalho apresentado na Divisão Temática Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da Intercom Júnior – VII Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, evento componente do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
2
Estudante de Graduação 5º. semestre do Curso de Audiovisual - UFS, email: tavora.bruna@gmail.com. Orientadora do trabalho.