Dança na Educaçao Fisica Escolar
1.1 Introdução
A educação física escolar permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais que esta presente na vida cotidiana, além de abordar os esportes, as lutas, os jogos e a ginástica ela também permite a abordagem da dança. Mas a dança não é específica dela pode ser abordada também pelas Artes de acordo com os PCN’s.
(...) a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres (...). Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade. (Pereira, 2001, p. 61)
A dança, assim como as demais práticas corporais, é uma manifestação da cultura de movimento importante e relevante em todo o mundo como forma de expressar a vida e brincar com o corpo, podem promover o desenvolvimento social e cultural, ela instiga a percepção dos corpos uns dos outros, o dialogo, a vivência de diferentes ritmos, ensina a sentir pensar, a agir.
As danças, em todas as épocas da história e/ou espaço geográfico, para todos os povos é representação de suas manifestações, de seus 'estados de espírito', per meios de emoções, de expressão e comunicação do ser e de suas características culturais. (Nanni, 2003, p. 7)
A dança exerce uma importante relação nas capacidades de movimentação, contribui principalmente para a formação pessoal das crianças, jovens , adultos e idosos com ou sem deficiência de ambos os sexos. Mais na educação física a dança não pode ser trabalhada só como elaboração de coreografias são reprodução e não produção de conhecimentos, pois na maioria das vezes essas composições de movimentos já estavam prontas e nem sempre podiam contribuir como movimentos, ritmo ou expressão corporal.
Mas será que os professores de educação