Reaçoes qumicas
Belo Horizonte - MG
Experiência 2 :
Reações Químicas
Nomes:
Lucas Rangel Rodrigues Martins
Richard Luan Souza Sobreiro
Thomás Machado Lacerda
Professor (a): Raquel Vieira Mambrini
Turma: X1A - Engenharia De Controle e Automação
Data de realização da experiência: 30 de março de 2012.
INTRODUÇÃO:
O fenômeno pelo qual uma ou mais substancias são transformadas em outra(s) é chamado reação química. A equação química é a representação simplificada da transformação ocorrida, envolvendo os reagentes, produtos, o estado físico de ambos e as condições (temperatura, pressão, solventes, etc.) nas quais a reação se processa. Deve possuir massa e carga devidamente balanceadas. Uma condição comum para todas as reações químicas é que, sendo responsáveis pela transformação de matéria, todas obedecem ao principio da conservação das massas. Em varias situações é possível identificar algumas substancias através de reações que produzem efeitos macroscópicos visíveis como mudança de cor, formação de precipitado, evolução de gás ou percebidas pelo olfato.
OBJETIVOS:
Através do experimento prático, tomar conhecimento de algumas reações químicas comuns, comprovar sua ocorrência, observar e apresentar as características de cada reação química.
PROCEDIMENTOS:
Experimento 1:
• Colocou-se cerca de 0,5g de KCLO3 sólido em um tubo de ensaio; • Adicionou-se ao tubo de ensaio pequena quantidade de MnO2 sólido e misturadas as substancias; • Com o auxilio de uma pinça de madeira, aqueceu-se o tudo de ensaio no Bico de Bünsen; • Com um fósforo em brasa, verificou-se que o gás produzido e liberado na extremidade do tubo devido ao aquecimento das substancias, alimenta a combustão do fósforo (aumento da chama);