Dança de salao no Brasil e no mundo
1 - INTRODUÇÃO
A dança é a arte fundamental e primordial, surge quando o corpo aprende a se movimentar então é enquadrada como uma arte milenar, desde os primórdios da raça humana. Este trabalho vem elucidar a importância da dança e suas características, colocando de forma sistematizada os conceitos sobre a dança contemporânea. Com uma abordagem simples o trabalho exemplifica o estudo da dança desde sua história até na forma de aplicação.
2 - Dança de Salão no Brasil e no Mundo
A Dança de Salão é uma modalidade da dança muito praticada no Brasil e vem cada vez mais crescendo com o incentivo e resgate da cultura.
Garcia e Haas definem como Dança de Salão:
Nome designado a um conjunto de danças, realizadas necessariamente em pares, dançadas com músicas e ritmos diferentes uma da outra, originários de uma época e região específica e que, ao longo dos tempos, sofreram modificações culturais ao se espalhar pelo mundo; também chamada dança social, é praticada normalmente em bailes, por lazer, mas que também é considerada um esporte nos países europeus (GARCIA e HAAS, 2003, apud REGERT, 2007 p. 19) A dança social também é chamada assim por ser praticada com motivos de socialização e de interação entre quem a pratica. Propiciando relações de amizade, romance, diversão, entre outras. Designando a dança de salão como uma dança social, a denominamos dança de salão por sua necessidade e origem e grandes salões para que assim pudessem ser feitas as festas e confraternizações (PERNA, 2005).
Dança de salão de um modo de vista contemporâneo, nada mais é que do que alguns ritmos musicais dançados em casal, geralmente em ambientes de cunho social, em salões e festas. Pontes (2011) destaca em seu trabalho que:
Diferentemente do que ocorre com outras modalidades de dança como o ballet, que surgiu com a função de ser espetáculo, a dança de salão é uma dança social onde os praticantes procuram se sociabilizar e se divertir, antes da técnica e da