a historia da dança de salao
Introdução
A dança de salão refere-se a diversos tipos de danças, executado por um par de dançarinos, são praticadas socialmente como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como desporto.
A titulo de exemplo serão descritas, neste trabalho as praticas corporais da dança que fazem parte do repertório humano a muito tempo, suas transformações,adaptações e utilizações.
Localização no tempo e no espaço
A dança de salão surgiu através da junção da dança da corte, que surgiu na Europa no século XV como artifício para entreter reis e príncipes. Enquanto isso os camponeses desenvolviam outro tipo de dança popular aeróbico. Algum tempo depois houve o intercambio deste estilo. Os dançarinos da corte incorporam elementos lúdicos e populares, como os saltos e os camponeses adotaram alguns movimentos elegantes da nobreza e as reverências no cumprimento.
As coreografias, principalmente da dança da corte veneravam a mulher, cortejada pelo cavalheiro, que se ajoelhava aos pés das moças e segurava sua mão para facilitar o giro da dama. No som da música, os movimentos eram suaves e graciosos. Até então a dança era em rodas. Só então os homens e mulheres começaram dançar frente a frente. Dois séculos depois os dançarinos começaram a formar pares, que viria se tornar uma característica da dança de salão.
A primeira dança de salão surgiu por volta do século XVIII, que foi a valsa, que teve origem na corte austríaca e logo se expandiu para as principais cidades européias.
A Valsa é uma dança elegante e composta por vários movimentos sutis graciosos que exige uma postura alongada. Ela foi considerada imoral e condenada pela igreja, pelo fato dos pares se abraçarem. Após um tempo a valsa se tornou a dança indispensável em festas de casamentos e debutantes.
Desde então a dança social foi se transformando e se adequando ao longo do tempo. Passou a ser conhecida como Ballroon Dancing (termo em Inglês, para dança de salão).