Dança de salão e dança erudita
DIOGO BARBOSA
ERICKA PRICILA
GISELY MARIA
NATÁLIA DOMINGUES
RAFAEL ALVES
YANA ELOIZA
3º D
DANÇAS DE SALÃO E ERUDITA - RESGATE HISTÓRICO
Recife-PE
2012
Introdução As danças de salão e eruditas são o foco deste trabalho, que faz um comentário a respeito de cada uma delas, que mesmo sendo consideradas por alguns danças “velhas”, conseguem superar essas barreiras e envolver várias pessoas com seu estilo cordial de dançar.
Dança da salão
A dança de salão se refere a um conjunto de danças entre parceiros, que são apreciados tanto como recreação social como em competições em todo o mundo. Devido ao seu desempenho e os aspectos de entretenimento, a dança de salão também é amplamente apreciada no palco, cinema e televisão.
A dança de salão pode referir-se para quase qualquer tipo de dança entre parceiros. No entanto, nos tempos modernos, o termo passou a ser de âmbito mais restrito. Ela normalmente se refere a um padrão internacional de estilo de danças.
Estes estilos foram desenvolvidos na Inglaterra, e são regulados pelo Conselho Mundial da Dança (WDC). Há também uma série de danças históricas, e as danças locais ou nacionais, que podem ser dançadas nos salões.
A Dança de Salão pertence às danças populares e é também conhecida por dança social ou de sociedade. É uma atividade sem preconceitos e auxilia na conquista e/ou melhora da qualidade de vida. Ela não se limita à determinada classe social ou faixa etária e, apresenta características que trabalham com os aspectos físicos, psicológicos e sociais do ser humano.
Dança de Salão tem e sempre teve seus altos e baixos. Ela já sofreu proibições, preconceitos, já foi taxada de “brega” ou “coisa de velho”, já foi considerada apenas modismo, no entanto soube romper com maestria as portas do século XXI e, não é exagero dizer que está crescendo a cada dia.
Graças a esse novo modismo, que se firmou e se mantém até hoje, surgiram várias bandas de forró de