Danças Populares
O Brasil sem dúvidas é um país com mistura de muitas raças e etnias, nossa cultura é muito diversificada e conhecida em todo o mundo. Um dos pontos mais fortes do Brasil são as danças típicas populares que é sinônimo de alegria, agito e muita animação e que a cada ano atrai mais pessoas do mundo inteiro. As danças populares brasileiras são bem diferentes de região para região, que faz com que nossa cultura seja mais rica ainda. Temos muitas danças populares como:
Pau-da-bandeira
Realizada principalmente na região nordeste que acontece principalmente durante o dia de Santo Antônio. Um tronco é escolhido e carregado pelos homens da cidade. Como manda a tradição, as mulheres que desejam casar devem tocar esse tronco.
Caninha Verde
Dança portuguesa que foi inserida no país durante o Ciclo do Açúcar. Também foi praticada em colônias de pescadores, festas de casamento e cordões.
A dança de salão tem origem nos bailes das cortes reais européias, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. Dança de Salão refere-se a diversos tipos de danças a dois, executadas por um casal de dançarinos, dançando juntos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretimento, e competitivamente, como Desporto. No Brasil muitas danças de salão são muito populares como: o forró, o soltinho, o bolero, entre outras. As danças eruditas, representadas principalmente pelo Ballet, era dirigida á camadas sociais instruídas eintelectualizadas. A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar.
As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas. E ainda tem