Dança de Salão
Faculdade de Educação/CBH
Dança de Salão
Trabalho apresentado à disciplina de Educação Física sob orientação da prof: Liliana
Aluna: Clarice Silva Pales - NF VI E
Belo Horizonte, 22 de setembro de 2012
Etimologia
O termo dança de salão é uma tradução de Ballroom dancing que é derivado da palavra ball, do latin ballare, que significa dançar. Já o room, é uma referencia ao salão, ou sala grande o suficiente para dançar.
Origem
A Dança de Salão tem origem nos bailes das cortes reais na Europa, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. A primeira referência à prática data o fim do século XVI, na obra de Thoinot-Arbeau, que publicou em 1588 o livro Orchésographie, um estudo sobre o comportamento e interação dos bailarinos com a música.
Em épocas passadas , a dança de salão era uma dança social para as classes privilegiadas, enquanto as camadas mais pobres executavam as danças folclóricas. Essas fronteiras, desde então, tornaram-se menos claras. A criação da Valsa e da Polka possibilitaram, em meados do século XIX, que a dança de salão se popularizasse entre as classes operárias e mais pobres.
Hoje em dia, as então tradicionais e sofisticadas danças como Minueto, Quadrilha, Polca, Mazurca, e outros, agora são considerados danças históricas e folclóricas.
Dançando abraçado
É possível que o abraço lateral venha do fato de que, na época, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de Il Ballarino, de Fabrittio Caroso. Também era evidente a postura clássica, ereta e com o torso fixo, como no balé, que tem a mesma origem.
Foi com a Valsa que o abraço moderno se popularizou na dança de salão. Em 1812, quando chegou na Inglaterra, tal postura tão imprópria, como dançar abraçado, fez com que a dança horrorizasse a sociedade, mas aos poucos foi sendo aceita em detrimento dos passos decorativos