Danças de Salão
Educação Física
11º Técnico de Turismo
2013/2014
Danças de Salão
Conteúdo
Introdução
No âmbito da disciplina de Educação Física foi-nos proposto pela professora Cláudia Guedes participar numa aula de Danças de Salão para poder-mos concluir o módulo de forma mais construtiva e os pontos que irei abordar são referentes ás danças por nós realizadas tais como:
Merengue;
Rumba;
Cha-cha-cha;
Merengue
O Merengue é uma dança com ritmo veloz e malicioso. Nascido na República Dominicana, o seu nome deriva da forma como os dominicanos chamavam aos invasores franceses no século XVII (merenque).
Na sua origem temos a dança crioula, no entanto esta dança é o resultado da fusão entre o Minuet africano e francês; sendo a sua primeira referência escrita datada do século XIX.
O Merengue é um estilo de dança de uma leveza surpreendente, apesar dos seus ritmos curtos, rápidos e precisos, que requer um par de bailarinos com vontade de se entrelaçarem.
É uma das danças mais simples e divertidas de aprender, o passo base de toda a sua estrutura é elementar: enquanto um dos pés marca o tempo, o outro é arrastado no chão. As pernas comandam esta dança frenética, contrastando com os membros superiores, que se mantêm praticamente imóveis. Tudo isto acontece ao som da música Merengue que fica no ouvido e contagia os pés graças à harmonia proporcionada por saxofones, acordeões, trompetas, teclados, guitarras eletrónicas e sintetizadores, sem esquecer os vocalistas que interpretam as letras.
Rumba
É uma das danças de salão com estilo mais lento, surgiu por meio dos ritmos africanos e chegou a Cuba após a chegada dos espanhóis. E, em 1925, foi banida do país, pois foi considerada inapropriada para os costumes da época. Entretanto, a rumba conseguiu sobreviver a todas as objeções.
Os passos são simples e a mulher utiliza a coreografia para seduzir o homem. Eles