escolas jurídicas e suas características
NO DIREITO É DE SUMA IMPOTÂNCIA SABER EXPRESSAR-SE . É ATRAVÉS DAS PALAVRAS QUE O PROFISSONAL DO DIREITO IRÁ FORMULAR O PEDIDO DO SEU CLIENTE .
FORMANDO O PENSAMENTO ATRAVÉS DAS PALAVRAS ADEQUADAS CONJUGADAS AO SEU CONHECIMENTO VISANDO A SASTIFAÇÃO DAS NECESSIDADES DO SEU CLIENTE. LÉXICO E VOCABULÁRIO
OS GRAMÁTICOS COSTUMAM NÃO ESTABELECER DIFERENCIAS ENTRE AS PALAVRAS , LÉXICO , VACABULÁRIO E DICIONÁRIO. JÁ OS LINGUISTAS FAZEM UM DIFERENÇAS SEMÂNTICA ENTRE OS VACÁBULOS.
LÉXICO : CONJUNTO DAS PALAVRAS USADAS NUMA LINGUA . É UM INVENTÁRIO ABERTO , COM NÚMEROS INFINITOS DE PALAVRAS , PODENDO SER SEMPRE ACRECIDO E ENRIQUECIDO COMNOVOS VACALULÁRIOS E TAMBÉM PELA MUDANÇA DE SENTIDOS DE OUTROS .
VACALULÁRIO : É A SELEÇÃO E O EMPREGO DE PALAVRAS PERTENCENTES AO LÉXICO PARA REALIZAR A COMUNICAÇÃO HUMANA. É O USO FALANTE.
DICIONÁRIO: É O ELEMENTO CONCRETO DA LINGUA DA LINGUA E POSSUI GRANDE MOBILIDADE , APESAR DE NÃO REGISTRAR ELES TODOS AS POSSIBILIDADES LEXICAIS. O SENTINDO DAS PALAVRAS : DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
DENOTAÇÃO; É EMPREGO DE PALAVRAS , NO SEU SENTIDO PRÓPRIO , COMUM , HABITUAL , PRECISO , AQUELES QUE CONSTA NOS DICIONÁRIO.
EXEMPLO ; MEU RELÓGIO DE OURO FOI ROUBADO .
A PALAVRA OURO DENOTA OU DESIGNA SIMPLESMENTE O CONHECIDO METAL PRECISO , BRILHANTE , DE COR AMARELA , TEM SENTIDO PRÓPRIO , REAL DENOTATIVO.
CONOTAÇÃO : É O EMPREGO DE UMA PALAVRA TOMADA EM SENTINDO FIGURADO , QUE DEPENDE DO CONTEXTO .
EXEMPLO : PEDRO NADAVA NO OURO .
A PALAVRA OURO SUGERE OU EVOCA RIQUEZAS , PODER , GLORIA , LUXO , OSTENTAÇÃO , CONFORTO , PRAZERES : TEM SENTIDO CONOTATIVO , POSSUI VÁRIOS CONOTAÇÕES . SENTIDO DAS PALAVRAS NA LINGUAGEM JURÍDICA.
A CLAREZA DAS IDEIAS ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADA COM ACLAREZA E PRECISÃO.
PARA O OPERADOR DE DIREITO, O SENTINDO DAS PALAVRAS É IMPORTANTE PORQUE QUALQUER SISTEMA JURÍDICO, PARA ATINGIR PLENAMENTE SEUS FINS, DEVE CUIDA DO VALOR