Processos Industriais
A primeira revolução industrial ocorreu na Inglaterra no período entre 1780 e 1840 e trouxe consigo um desenvolvimento tecnológico que propulsionou a construção de fábricas, o que atraiu os trabalhadores rurais para as cidades. A mudança para as cidades exigiu novos hábitos que comprometeram a qualidade de vida dos trabalhadores ingleses.
Pesquisem quais foram esses novos hábitos que expuseram esses trabalhadores ingleses a péssimas condições de vida e que medidas foram tomadas pela classe trabalhadora para reverter esse cenário e, depois, elaborem um texto argumentando como as empresas podem contribuir para a qualidade de vida dos seus trabalhadores.
O texto deverá ter no mínimo 30 e no máximo 40 linhas (fonte 12).
Espaço para a identificação:
Nome: Alice Paulino Augusto
Turma: Controle Ambiental – 3.301.1M
Espaço para a redação
Durante o período da primeira revolução industrial na Inglaterra a mudança dos trabalhadores do campo para as cidades exigiu novos hábitos que comprometeram a qualidade de vida desses trabalhadores. Tal tratamento não era restrito apenas aos homens, onde mulheres e crianças também eram submetidas ao trabalho árduo nas fábricas inglesas. Segundo alguns estudos, devido à exposição desses trabalhadores a péssimas condições de trabalho como: instalações precárias, falta de segurança, 16 horas de trabalho por dia, aumento do trabalho e baixa remuneração, cotidiano cansativo nas fábricas, ambiente de trabalho horrendo, além da inexistência de direitos trabalhistas para intervir a favor dos mesmos; ao perceber quão ruim era o tratamento ao qual eram submetidos a viver, os operários não aceitaram a situação por muito tempo e passaram a lutar por melhorias nas condições de trabalho.
A partir de 1830, os operários começaram a conquistar seus primeiros direitos trabalhistas. Um deles foi o movimento ludita (ou ludismo), onde era incentivada a destruição das máquinas industriais, onde