Dança
O presente trabalho abordará o tema “dança de salão”, constando sua história desde a antiguidade, por quais países foi se desenvolvendo, e destacando algumas de suas principais danças.
Além de conter um pouco da história e das danças “ Ballet” e “ Country”.
DANÇA DE SALÃO
A dança de salão é caracterizada por se referir a um conjunto, ou seja, é colocada em prática em parceiros. Muito utilizada em filmes, minisséries, e até mesmo nos palcos.
HISTÓRICO
A dança de salão teve origem nos bailes da corte real da Europa (França).
Na primeira parte da Idade Média, a dança foi considerada pagã pelo clero. Perdeu força no século IV e foi banida no século XII. Apenas no renascimento voltou a aparecer e a ocupar lugar de destaque.
No passado a dança de salão era mais destinada aos privilegiados, deixando para os de baixa renda as danças folclóricas.
Foi por meio da colonização que a tradição de dançar em casal foi levada para outros lugares, como é o caso das Américas, onde foi sendo adaptada e influenciada pela cultura local e deu origem à diversos estilos diferente em cada local. No Brasil a dança chegou no século XIX, surgindo com o maxixe que originou o samba de gafieira. Na Argentina com o tango, em Cuba com a habanera. No EUA juntou o conceito de dança de casal com o ritmo dos negros americanos (principalmente do jazz) surge o swing.
PRINCIPAIS TIPOS DE SALÃO
Tango;
Valsa;
Zouk;
Samba de gafieira;
Samba funkeado;
Pagode;
Samba rock;
Salsa;
Chá-chá-chá;
Bolero;
Forró;
Country.
COUNTRY
O country surgiu na música popular do Século XIX que se desenvolveu rapidamente nos anos de 1920. O termo, Country music começou a ser usado na década de 1940, nos EUA, quando o termo original em Português, "música caipira", o qual começou a ser usado nos anos 70.
Diziam que a “Cowboy Group”, foi a primeira banda a gravar oficialmente no Brasil