Monografia de Dança de Salão
ESTAÇÃO DANÇA
Trabalho apresentado ao coordenador da estação dança, do projeto Estação São Jorge dos Ilhéus de Arte e Cultura realizado pelo Colégio São Jorge dos Ilhéus com o objetivo de despertar a sensibilidade e o prazer pela arte.
OBJETIVO GERAL DO PROJETO:
O projeto Estação São Jorge dos Ilhéus de Arte e Cultura tem como objetivo despertar a sensibilidade e o prazer pela arte e pela cultura da nossa cidade.
OBJETIVO DA ESTAÇÃO DANÇA:
Capacitar e promover por meio da dança, o bem estar físico e mental propiciando maior interação entre os participantes, além de resgatar, expor e vivenciar a história da dança e as influências trazidas para nossa região, despertando assim o conhecimento da dança ilheense e o talento individual para os diversos ritmos da dança e consequentemente a consciência da linguagem corporal.
DESENVOLVIMENTO
A dança:
A dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.
A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na pré-história, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, onde as pessoas faziam agradecimentos ou pediam os deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que as mesmas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.
Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), onde dançava-se em festas e bacanais(festivais de Baco).
Nas cortes do período renascentistas, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo