Dança na terceira idade
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A DANÇA NA TERCEIRA IDADE, FONTE DE QUALIDADE DE VIDA E LONGEVIDADE
Formosa
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A DANÇA NA TERCEIRA IDADE, FONTE DE QUALIDADE DE VIDA E LONGEVIDADE
.
Autor: Ney Marcos
Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Metodologia e Produção de Conhecimentos em Educação Física, sob orientação da Profª Drª Fernanda G. da Silva A. Nora, como requisito parcial para Conclusão do Curso de Educação Física.
Formosa
2013
1. INTRODUÇÃO
Atualmente existem vários meios para melhorar o condicionamento físico do idoso, e estes sabem disso, podemos observar que os idosos estão mais preocupados com sua qualidade de vida, bem como, mais preocupados em viver mais, chamada melhor idade. Uma das alternativas para o alcance desse bem tão cobiçado pelos idosos, a longevidade com qualidade de vida se dá através da dança. A dança além de ser considerada por muitos apenas como movimentos coreografados com fim específico de acompanhar uma música é considerada também como método de movimentos aeróbicos, onde necessita um maior consumo de oxigênio e trabalha todo o corpo, sendo que através da dança os movimentos se tornam mais divertidos.
A ginástica aeróbica é bem parecida, mas através da dança os idosos se sentem mais atraídos para participar na execução dos movimentos, além de proporcionar aos mesmos mais leveza e equilíbrio na execução. A dança, como qualquer atividade física traz muitos benefícios, esta trabalha o corpo de maneira geral, fazendo com que o praticante ganhe principalmente mais resistência, melhorando sua capacidade de realizar as tarefas do dia a dia, com mais precisão e com menos cansaço.
Esta modalidade de atividade física, a dança, na terceira idade pode ser bem trabalhada e de certa forma enriquecedora cultural, pois pode ser utilizada a dança local para as