DANÇA DE SALÃO E SUAS ORIGENS- DA COLÔNIA À REPÚBLICA

5343 palavras 22 páginas
DANÇA DE SALÃO E SUAS ORIGENS- DA COLÔNIA À REPÚBLICA

Jailson Cordeiro
Prof. Orientador Ivan Araújo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História – Trabalho de Graduação
17/12/2011

RESUMO

Breve discussão e relação histórica sobre a dança de salão no Brasil, explanando desde seu surgimento no século XVI até o início da República do Brasil..

Palavras-chave: Dança de salão, Brasil, Europa,.ritmos. danças

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será relatado as história de dança de salão no mundo e principalmente sua evolução no Brasil até o período da República no Brasil.

Serão explanados as origens da própria dança de salão na Europa e no Brasil, sua influência e motivos que levaram ao seu surgimento e expansão no mundo.

Vários documentos científicos e os principais livros sobre o assunto foram estudados e usados à execução deste trabalho. Devido a falta de materiais sobre o assunto, foi constatado a necessidade para os praticantes da dança de salão, assim como seus simpatizantes de um material que fosse dedicado de maneira cronológica sobre os principais pontos e influências da dança de salão no Brasil e no mundo

O trabalho será dedicado do Período Colonial ao Período Republicano, por conta deste ser para o autor o período de maior transformação social no Brasil, principalmente a vinda da corte para o Brasil em 1808. Transformando profundamente a cultura brasileira, que teve como importante peça nesta evolução, os bailes e a dança.

O trabalho também tem como meta, levar o conhecimento da dança de salão para as pessoas que não o têm. Sendo assim mais uma fonte de conhecimento na área.

2 O QUE É DANÇA DE SALÃO?

Definindo alguns conceitos de danças, segundo Perna (2005), podemos enquadrar a Dança de Salão na categoria de dança popular. Qual a diferença entre dança popular e dança folclórica?

A dança popular é uma manifestação de momento, enquanto a folclórica é uma tradição que se mantém

Relacionados

  • Lpti
    18166 palavras | 73 páginas
  • Marx E Engels Cole O Grandes Cientistas Sociais
    242086 palavras | 969 páginas
  • ensaios de sociologia Max Weber
    230697 palavras | 923 páginas
  • Lei tributária estado de mg
    169639 palavras | 679 páginas