Dança de Salão - A Valsa
Surgida em meados do século XIV e propagada no século IX, a dança de salão é constituída por diversas danças que são executadas por um par de dançarinos. A principio, era executada apenas entre os nobres da Europa, sendo que as classes mais baixas dançavam danças folclóricas derivada de outras danças.
A dança de salão na época era executada de modo que refletia o modo de vida da época, por meio de diferentes passos, executados de forma elegante. No decorrer do século XVIII, a dança de salão minueto ganhou grande destaque, esta consistindo em uma dança que foi caracterizada sendo alegre e cantante. Quando os europeus foram colonizar as Américas, eles levaram as danças em locais fechados para diferentes países, incluindo o Brasil, que em 1914 introduziu a dança de salão com a valsa e a Maruzca. Atualmente, as danças de salão com maior destaque no Brasil são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa.
Durante o século XX, pessoas notáveis tiveram grande importância para o desenvolvimento e para impusionar a fama da dança de salão moderna, incluindo Josephine Bradley, a 'primeira dama ' e campeã mundial de dança de salão ; GK Anderson , que fundou o estilo Inglês ; Lady Humphries que ajudaram a estabelecer a Dança de salão moderna, entre outros.
Atualmente, devido ao grande número de danças de salão, as danças são classificadas como sendo latinas ou clássicas. Entre as danças latinas, estão:
• Samba – surgido no Rio de Janeiro, com base na cultura africana executada com diferenciados ritmos
•Rumba – surgida em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país. •Merengue – considerada a dança tradicional da república Dominicana, entretanto é executada também em diversos países da América Central e da América do Sul .
•Cha-cha-cha – ligado ao mambo, o cha-cha-cha é originário na Rumba. Surgiu em Cuba
• Pasodoble – surgiu na Espanha, é frequntemente usada em touradas e também em desfiles militares.
Já entre as