Qualidade de Vida no Trabalho
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
São Paulo
2013
Ana Paula da Silva Gomes – RA 545934
Cesar Eduardo de Oliveira Miranda – RA 546266
Licélia Garcez dos Santos – RA 546804
Nilton dos Santos – RA 547122
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Trabalho de avaliação continuada 2 (AC2) ao Programa de Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação da Faculdade Carlos Drummond de Andrade como requisito parcial para compor a média do módulo Gestão de Tecnologia da Informação
Orientadora:
Profa. Ms. Giuseppina Adele Rischioni
São Paulo
2013
SUMÁRIO 1 GESTÃO DE QUALIDADE E RECURSOS HUMANOS 4 2 O interesse por qualidade de vida no trabalho 5 3 Uma tentativa de conceituação 7 4 Modelos e Fatores Determinantes de QVT 8 5 ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE QVT 10 6 MEDINDO PARA MELHORAR 12 7 APLICAÇÃO DA AUDITORIA OPERACIONAL DE RECURSOS HUMANOS 14 BIBLIOGRaFIA 15
1 GESTÃO DE QUALIDADE E RECURSOS HUMANOS
O autor define gestão de qualidade, como sendo “Qualidade, Produtividade e Competitividade, um tripé buscado a todo custo pelas empresas do mundo inteiro, têm, na participação, sua pedra angular”. (FERNANDES, 1996, p. 21)
Conforme Fernandes (1996), hoje, para a grande maioria das empresas, a qualidade é o fator principal para a conquista de resultados positivos e, dessa forma, dispendem muitos cuidados para atingir as metas relativas a este fator.
Porém, para os gestores da implantação da Gestão de Qualidade, para não terem o fracasso como fim, é fundamental que busquem o equilíbrio e integração das dimensões tecnológicas, econômicas e sociais. Ou seja, é fundamental que passem a todos a reponsabilidade em buscar a qualidade de forma individual e que este processo depende de todos e em todos os níveis da organização.
As empresas buscam a mobilização total, desde o faxineiro até o presidente, fazendo com que todos exerçam suas