Danton,o Processo da Revolução
DANTON, O PROCESSO DE REVOLUÇÃO
Introdução 2
Danton é um líder revolucionário contrário ao regime de Terror, instalado na França pelos Comitês. Robespierre é o “líder” França na época. Nesse ponto ocorre uma disputa entre os dois.
Robespierre e seus aliados pertenciam ao Comitê de Salvação Publica. O Comitê de Segurança Geral seria a “polícia” que decretava a prisão daqueles considerados culpados pelo Comitê de Salvação Publica.
Danton e seus aliados pertenciam a Convenção Nacional.
Relatório 3
O filme começa em Paris durante a primavera de 1794, no décimo primeiro ano da republica, alguns homens revistam os bens das pessoas nas fronteiras da cidade, em seguida é mostrado que até mesmo as crianças sabem da revolução, são ensinadas a respeito do “Código” dela. (isso não é feito na escola, mas em casa).
Também é mostrada que muitas pessoas conhecem e acreditam nas idéias iluministas, as pessoas passam dificuldades e muita fome.
O jornal que Danton possuía é fechado por estar distribuindo idéias iluministas ao povo, provavelmente foi fechado a mando de membros da Burguesia Alta que estavam no Comitê.
É dito que Dalton e Desmoulins deveriam ser guilhotinados (ambos sendo lideres dos Indulgentes, grupo formado por diversas pessoas pertencentes ao Terceiro Estado), porém é considerado que isso formaria uma revolta ainda maior. Os comitês são vistos pelo povo como ditadura.
Os líderes jacobinos realizam uma reunião para decidir se Danton deve ou não ser eliminado, nela Robespierre afirma que duvida da lealdade de Danton, porém acha que ele não deve ser guilhotinado, ele diz que se isso ocorrer o povo (terceiro estado) perderá a fé na revolução e que dessa forma só conseguiriam governa por meio do Terror (desespero). É mostrado que Danton e seus aliados