História - Danton
A Revolução Francesa mudou drasticamente o pensamento e a vida de muitas pessoas do século XVIII. O filme ‘’Danton – o processo revolucionário’’ retratou esse período, mais precisamente durante a “fase do terror” quando o Robespierre está no poder, quando este inicia um violento processo político com expurgos, manipulação de julgamentos e uma rotina de execuções pela guilhotina. Danton foi um líder revolucionário e critica os rumos do movimento.
A respeito desse assunto, abordaremos ao longo do desenvolvimento uma análise e resumo do filme, visando uma maior compreensão e entendimento que se envolve ao longo do contexto histórico.
Desenvolvimento
O filme ‘’Danton: o processo revolucionário’’ que foi feito no ano de 1982, tem a direção de Andrzej Wajda e o gênero dramático, retrata a vida da população insatisfeita com o governo, perante a fome e a seca, a péssima situação econômico-financeira e com a elevação dos preços dos alimentos.
O filme objetiva o “período do terror”, quando os jacobinos, sob a liderança de Robespierre, usam a Lei dos Suspeitos para executarem todos aqueles considerados traidores, inclusive os críticos mais radicais. Pois desde 1794, a França estava sob o jugo do Tribunal Revolucionário. Ninguém podia ser contra o soberano porque era considerado contra-revolucionário.
O Tribunal Revolucionário enviou milhares de pessoas para a guilhotina. É neste ano que Danton (Gérard Depardieu) chega a Paris e presencia o “terror” instaurado por Robespierre (Wojciech Pszoniak), seu companheiro durante a revolução. Ao tentar realizar mudanças, com o apoio de alguns revolucionários e do povo, foi considerado uma ameaça aos jacobinos (baixa burguesia aliada ao povo) e teve que enfrentar o Tribunal Revolucionário. A acusação contra Danton foi de corrupção e conspiração, crime este punível com execução na guilhotina e confisco de bens. Num primeiro momento