dano ambiental
Apesar de todas as qualidades do petróleo associadas ao desenvolvimento econômico dos países, remete-se a qualidade de vida de suas populações, este valioso produto está relacionado a grandes fontes de poluição do meio ambiente marinho.
A poluição marinha tem sido motivo de constantes discussões de âmbito internacional, que resultaram em melhores condições de segurança para quem trabalha no mar, estabelecendo regras e limites com a intenção de prevenir contra acidentes que possam causar impactos no ambiente marinho.
Dedicaremos ao estudo, a discussão de alguns aspectos ligados ao dano ambiental provocado por este tipo de poluição.
2 METODOLOGIA:
Considerando que a vários tipos de contaminação petrolífera, uma das formas de contaminação das águas pelo petróleo é o us da água para lavar tanques de navios petroleiros, que depois de feita a lavagem desses tanques, a água contaminada é devolvida para o mar, poluindo aquela região. Por vezes, quando os tanques estão vazios, utiliza-se a água do mar para enche-los, a FM de equilibra-lo. Depois, a água poluída é lançada ao mar.
O petróleo derramado se espalha pela superfície da água formando uma camada superficial que impede a passagem da luz, assm afetand a fotossínteses e destruindo o plâncton.
Esta fina camada que se forma também mpede a troca de gases entre a água e o ar. O derramamento de petróleo prejudica não s´o ecossistema marítimo, como também comunidades costeiras, onde milhares de famílias vivem de pesca.
Para a retirada do petróleo das águas, existem algumas opções emergenciais onde as empresas responsáveis se utilizam de produtos químicos que promovem a dissolução mais rápida do petróleo. Esses dispersantes causam a fragmentação da mancha, permitindo que gotículas do óleo se misturem cm água e sejam absorvidas com maior rapidez pelo ecossistema.
Derramamentos de óleo tem demonstrado grande potencial poluidor, sendo responsáveis, anualmente, por cerca de 10% da poluição global