cidade verde
A questão do urbanismo diante das mudanças climáticas e a necessidade de se pensar cada vez mais em estratégias eficazes para o desenvolvimento urbano estão sendo tratadas cada vez mais intensamente. O objetivo é alertar para a urgência das cidades reduzirem a emissão de carbonos na atmosfera e adaptar as cidades a mudanças climáticas inevitáveis.
As Cidades Verdes, também conhecidas como Cidades Inteligentes, são aquelas que investem na melhoria de qualidade dos serviços para a população. Esse conceito vai ao encontro dos pilares da sustentabilidade, onde o ambiental, o social e o econômico devem ser preservados para não prejudicar as gerações futuras.
O crescimento desordenado das cidades em todo o mundo trouxe enchentes, poluição, desmatamento, além de desigualdades sociais, desemprego, entre outros problemas. Os projetos de Cidades Verdes procuram diminuir ou acabar com todas essas questões. Para isso, edifícios sustentáveis são construídos e o trânsito é repensado, dando valor para formas de deslocamento não poluentes, como a bicicleta. A coleta de lixo também é repensada, assim como sua reciclagem, o uso da energia solar e das energias limpas, além da estrutura da cidade facilitando a circulação do ar e a absorção da água pelo solo, o que facilita o reabastecimento dos lençóis freáticos e a perda da água da chuva para os esgotos além do alagamento das cidades, tudo em prol da diminuição dos impactos ambientais e do desenvolvimento social e econômico. Abu Dhabi: O Primeiro Projeto de Cidade Verde
Algumas cidades já estão se encaixando nesse conceito de cidade verde. O primeiro projeto do mundo chegou com a promessa de ser livre de emissões de carbono e de desperdício de lixo. Concebida pela Foster & Associados, a Masdar City custou 22 bilhões de dólares e localiza-se na periferia da cidade de Abu Dhabi.
Além desta existem outras cidades que merecem destaque incluindo nossa representante brasileira Curitiba.
Estas cidades não são