Dan As Integrativas
As danças integrativas são realizadas em grupos de pessoas, a maioria das danças são realizadas em rodas, exemplos: escravos de Jó, danças populares ou folclóricas. A coreografia é realizada com passos simples que se repetem de uma forma muito divertida, onde há uma conexão entre os integrantes do grupo de uma forma harmoniosa.
Existem diversas formas de danças integrativas mais diversas culturas espalhadas pelo mundo, muitas formas de danças integrativas surgiram para celebrar as colheitas, religiosidade, culto aos deuses, fertilidade, agradecimento em alguma conquista, celebração de casamento entre outros.
Alguns exemplos de danças: dança celta, folclóricas, quadrilhas, algumas danças contemporâneas coreografadas por profissionais da dança.
As Artes Corporais Integrativas são utilizadas com o objetivo de ajudar as pessoas a melhorarem as condições da saúde como um todo, preparando-as para que venham a se tornar de modo ativo e consciente, em agentes ou “cuidadores” da própria saúde, auto-aplicando-se às práticas apreendidas. Todas as terapias utilizadas trabalham a qualidade da energia do corpo, e a pessoa de modo integral. Estão fundamentadas no paradigma holístico (o homem é corpo – mente – emoções – e espírito e como tal deve ser compreendido); e no paradigma energético, (o estado de saúde depende do equilíbrio das energias polarizadas que permeiam todo o corpo, às quais os chineses denominam de Yin e Yang)
“O campo das práticas integrativas e complementares contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos. Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologia eficaz e segura, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente”
REFERENCIAS
Sócia da TRION Editora Centro de Estudos, Renata Carvalho Lima Ramos. 28 de junho de 2013
CUPERTINO, C.M.B.