Síntese Teoria MacAdams
Interesses de Investigação
Psicologia narrativa, o desenvolvimento de um modelo de historia de vida da identidade humana, o desenvolvimento degenerativo dos adultos; temas de poder, a intimidade e a redenção de vidas humana; modernidade e o self; memória autobiográfica; biografia psicológica.
McAdams (apud Smith e Sparkes, 2008), valendo-se de Erick Erikson e William James, formula o self de duas formas: como o senso subjetivo de quem sou "Eu" ("I"), o autor que reflete em um determinado momento no presente, e como o senso objetivo de um "mim" ("me"), como objeto que é pensado pelo "Eu". Portanto, o "Eu" como self seria o processo experiencial no presente imediato, enquanto o "mim" como self seria o produto da capacidade reflexiva através da atribuição de valores e características.
Biografia
Dan P. McAdams é o presidente do Departamento de Psicologia da Universidade Northwestern. Ele também é professor de psicóloga e professor de desenvolvimento humano e da politica social. Homenageado como Deering Charles McCormick Professor de ensino de excelência na universidade Northwestern, McacAdams ministra cursos em Psicologia da Personalidade e Desenvolvimento Adulto e Envelhecimento, Teorias da Personalidade e Desenvolvimento, e a Psicologia de História de vida. MacAdams trabalha nas áreas da personalidade e do tempo de vida, psicologia do desenvolvimento.
Seus artigos teóricos e empíricos se concentram nos conceitos do self e a indentidade na sociedade americana contemporânea, sobre temas de poder, a intimidade, redenção e generatividade ao longo da vida adulta. MacAdam é mais conhecido pela formação de uma teoria sobre a historia de vida da entidade humana, no qual, argumenta que os adultos modernos fornecem suas vidas com um senso de unidade e propósito através da construção e internalização de histórias de vida auto- definidas ou “mitos pessoais”
McAdams (apud Smith e Sparkes, 2008), valendo-se de Erick Erikson e William James,