Dadaísmo
Considerado pelos seus membros uma tendência anti-artística, este movimento constituiu uma reação contra as formastradicionais de produção artística e contra o próprio sistema ainda ligado ao academismo e à produção objectual, desentido mercantilista. Na sua vontade de negação das estéticas conservadoras e dos valores sociais estabelecidos, osdadaístas frequentemente usaram métodos artísticos e literários intencionalmente incompreensíveis, criando místicasperformances teatrais e organizando escandalosas exposições.
Traduzindo o espírito coletivo de destruição, de angústia e de nihilismo que a guerra imprimiu a muitos países do mundo,as primeiras manifestações de carácter dadaísta ocorreram em simultâneo, em 1916, na Suíça, na França e nos EstadosUnidos da América.
O movimento artístico conhecido como Dadaísmo surge com a clara intenção de destruir todos os sistemas e códigos estabelecidos no mundo da arte. Trata-se, portanto, de um movimento antipoético, antiartístico, antiliterário, visto que questiona até a existência da arte, da poesia e da literatura. O dadaísmo é uma ideologia total, usada na forma de viver e como a absoluta rejeição de todo e qualquer tipo de tradição ou esquema anterior. É contra a beleza eterna, contra as leis da lógica, contra a eternidade dos princípios, contra