Dadaísmo
Dadaísmo, ou Dada foi um movimento moderno vanguardista criado em Zurique no ano de ;1916, por iniciativa de um grupo de artistas descrentes da sociedade em que viviam e que a consideravam responsável pelos estragos da Primeira Grande Guerra. Esse grupo de artistas possuía como característica a ruptura de qualquer valor ou princípio com as artes tradicionais estabelecidas anteriormente. Portanto, o dadaísmo foi um movimento com grande quantidade de conteúdo anárquico, além de um forte deboche a burguesia, com um humor irônico frente à estética da época e com o objetivo de destruir todos os sistemas e códigos estabelecidos no mundo da arte. Despertou nas pessoas o chocante, surpreendente e inusitado. Foram encontradas duas oriens para o nome do movimentoO nome do movimento deriva de um termo infantil: dadá, que é brinquedo, cavalo de pau. E origem na expressão eslava da, da (sim, sim).
Características
-elementos mecânicos;
-desejo de romper o limite entre as várias modalidades artísticas;
-irreverência artística;
-ênfase nos absurdos e nas coisas sem lógica;
-protesto contra a loucura da guerra, o capitalismo e o consumismo;
-caráter pessimista e irônico, principalmente em relação à política;
-incorporação de diversos materiais;
-utilização de diversas formas de expressão, como a fotografia, poesia, música sons, etc. na composição das obras de arte.
Principais Artistas
Marcel Duchamp
O maior símbolo do movimento dadaísta. Marcel se reinventava a todo tempo. O artista é considerado o ponto alto da estética, pois, junta a improvisação, experimentação e desordem, conseguindo coloca-los em harmonia. A obra de Duchamp se caracteriza por criticar fortemente a arte e os conceitos estabelecidos. Também, gosta de relacionar o cotidiano e objetos comuns em sua obra.
- Ready-Made: é uma manifestação ainda mais radical da intenção de Duchamp em romper com a artesania da operação artística, uma vez que se trata de aprimorar-se de algo que já