Da relação com o saber
ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA - EEAAC
Mestrado Profissional Ensino na Saúde
Prof. Dr. Pedro Paulo Queiroz
Da relação com o saber
Elementos para uma teoria
Biografia do Autor
Bernard Jean Jacques Charlot nasceu em Paris, em 1944. Formou-se em Filosofia em 1967 e, dois anos depois, foi lecionar Ciências da Educação na Universidade de Túnis, na Tunísia. De volta à França, em 1973, trabalhou por 14 anos na Ecole Normale, um instituto de formação de docentes. No período de 1987 a 2003, atuou como professor catedrático da Universidade de Paris 8, onde fundou a equipe de pesquisa Escol (Educação, Socialização e Comunidades Locais), voltada para a elaboração dos elementos básicos da teoria da relação com o saber. Após se aposentar, veio para o Brasil. Como professor-visitante da Universidade Federal de Mato Grosso, seguiu fazendo pesquisas até ser convidado para ser visitante na Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju. Desde 2006, é lá que coordena o grupo de pesquisas Educação e Contemporaneidade, engajado em delinear as relações com os saberes e explicitar de que forma os alunos se apropriam deles.
Da relação com o saber
Obra originalmente publicada sob o título Du Rapport au Savoir Éléments pour une théorice.1997 Editions econômica, Paris
Editora Artmed (Artes Médicas Sul), 2000.
Tradução: Bruno Magne
Consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição:
Carmem Maria Graidy (UFRGS)
Maria Luiza de Caralho Armando (UFRGS)
O estudo da relação do homem com o saber não é novidade. Com outras denominações, Bernard Charlot vê o assunto atravessar a história da Filosofia clássica, desde Sócrates (469-399 a.c), que disse "conhece-te a ti mesmo", passando por René Descartes (1596-1650) e a formulação da dúvida metódica, até chegar em Hegel (1770-1831) e sua visão de que novos conhecimentos se constroem com base em antigos.
Porém é nas décadas de 1960 e 70 que a expressão "relação com o