Relação dos Saberes e o Ensino da Língua Portuguesa
Especialização (Lato Sensu) em Língua Portuguesa
TRABALHO PARA O MÓDULO
RELAÇÃO DOS SABERES
E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
DULCINEIA DO NASCIMENTO
MARCELLY AMORIM FERRARI
Rio de Janeiro ─ RJ
2012
TRABALHO PARA O MÓDULO
RELAÇÃO DOS SABERES
E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
1. Considerações iniciais
O presente trabalho apresenta quatro projetos escolares de mesmo tema, desenvolvidos com diferentes níveis de interação entre disciplinas (multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, inerdisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade), de acordo com as definições apresentadas por Jairo Gonçalves Carlos.1
Espera-se que esses projetos demonstrem a aplicação prática dos conceitos teóricos, contribuindo para o esclarecimento das terminologias e maior cuidado no seu uso no ambiente escolar.
O tema escolhido foi “Poluição”, a ser trabalhado pelas turmas de 9º ano das escolas fictícias M, P, I e
T. Por motivo de praticidade, optamos por descrever as interações entre apenas três disciplinas:
Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, chamando atenção para o fato de que projetos reais estendem-se às demais segundo a mesma linha de raciocínio interativo.
1
CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades.
2. Escola M – Nível de Interação: Multidisciplinaridade
Os professores trabalham o tema “Poluição” de maneira simultânea, sem explorar a relação entre os conhecimentos disciplinares. Não se observa qualquer tipo de cooperação entre eles.
Língua Portuguesa
Os alunos estudam as características de uma notícia jornalística e redigem seus próprios textos sobre poluição, com base nas características do gênero estudado.
Matemática
Os alunos aprendem a calcular percentuais com base em problemas matemáticos sobre o tema. (Ex.: Dada a área total e a área poluída, os alunos calculam o percentual de área poluída).