Metodologia da Lingua...
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI-UNIASSELVI
ACADÊMICO: PATRICIA MATOS DA CRUZ
PROFESSORA: SILVANA SCARPATTO
TURMA-LED 1995 – ESTÁGIO I
29/10/2011
RESUMO
Este artigo teórico procura investigar com metodologias lingüístico-pedagógicas às práticas usadas por educadores no processo de ensino-aprendizagem, que visa à socialização, aculturamento disciplinar e reflexão da construção cognitiva por intermédio da interação professor/aluno nas instituições de ensino fundamental e médio, no qual se constata abordagens diversificadas e práticas dinamizadas para que se possa compreender o contexto sociocultural do educando e haja, portanto, um permanente feedback de novas metodologias e práticas de ensino da Língua Portuguesa. Nesse sentido, o que se pondera aqui é uma tentativa de refletir sobre os problemas do ensino de língua portuguesa, partindo de uma análise teórica abrangente sobre os instrumentos metódicos de ensino, a função social da escola, as práticas de leitura e escrita, a linguagem e participação social, baseado nas premissas de estudo empreendidos por Antunes (2003), Batista (1997) , Bechara (1993), Geraldi (1999).Verificou-se, ainda, a premência de reformulação nos parâmetros de ensino, uma vez que se percebe a impessoalidade e normatização dos métodos de ensino, distanciado-se da realidade sociocultural do educando como agente principal na aquisição e edificação no conhecimento teórico-prático.
Palavras-chave: Metodologia do ensino de Língua Portuguesa; Função Social da Escola; Práticas de Leitura e Escrita; Aquisição de Linguagem.
INTRODUÇÃO Nos últimos anos, uma gama considerável de pesquisas vem mostrando que o ensino de Língua Portuguesa nas escolas ainda privilegia os saberes relacionados à tradição da gramática normativa. Todavia a compreensão de língua evoluiu no sentido de ser vista como instrumento de interação social. Os resultados desses estudos mostram que, na escola,