conhecendo antropologia
Disciplina: Antropologia
Curso: Direito – 4º e 5º anos
Profª Claudia Gouveia
Conhecendo a Antropologia através de três referências
Definição A Antropologia é a ciência que estuda o homem por inteiro, como um todo, preocupando-se com os vários aspectos da existência humana.
Idéias pioneiras Marcando o período da conquista colonial, no século XIX imigrantes europeus povoam a África, Austrália, Índia e Nova Zelândia, servindo como informantes sobre essas localidades, então o antropólogo passa a refletir sobre estes povos a partir dos dados recebidos dessa rede de informações, nascendo as primeiras obras. Com objetivos ambiciosos os estudiosos pioneiros acreditaram estar produzindo um “corpus etnográfico da humanidade”, mudando o centro das atenções dos indígenas, no século XVIII, para o “primitivo” considerado o ancestral do civilizado, propiciando a relação entre a antropologia e o estudo do primitivo o conhecimento sobre a origem da humanidade que teria passado das formas simples de organização social e de mentalidade para as formas mais complexas que seriam as da sociedade “civilizada”. Esta é a teoria do Evolucionismo: haveria uma espécie humana idêntica, porém com o desenvolvimento técnico, econômico, social e cultural em ritmos desiguais, passando pelas mesmas etapas para alcançar o nível final que é o da civilização. Um ícone dessa teoria é James Frazer, cuja obra o “Ramo de Ouro” relata pesquisas sobre crenças e superstições, retraçando o processo universal que conduz por etapas sucessivas da magia à religião, da religião à ciência. Estes estudiosos trabalhavam em cima do material recolhido pelos viajantes, mas ficavam no escritório, quando faltava documento para exemplificar o que queriam reconstituíam através da intuição. Demonstravam etnocentrismo em relação aos povos “atrasados”.
Essa teoria caracterizou-se pela atividade intensa, tendo como mérito colocar a universalidade e diversidade das técnicas, instituições,